segunda-feira, 11 de maio de 2009

Castelo de Ansiães


Castelo de Ansiães
.
Carrazeda de Ansiães
.

As escavações efectuadas no morro onde se situa o Castelo de Ansiães, apontam para uma ocupação humana com cerca de cinco mil anos, devendo-se provavelmente ao domínio muçulmano a construção das muralhas da povoação.
Este castelo e a povoação a ele ligada, tiveram bastante importância, com foral concedido por D. Afonso Henriques em 1160 e confirmado por diversos monarcas, até D. Manuel I, em 1510.
As estruturas do castelo também foram sendo melhoradas ao longo dos séculos, mas, provavelmente a partir do século XVI, a população da vila deslocou-se para outros locais e o castelo entrou em processo de degradação.
Classificado como Monumento Nacional, encontra-se sob a responsabilidade do Instituto Português do Património Arquitectónico –IPPAR, que tem vindo a fazer intervenções de consolidação e restauro.
O castelo medieval situa-se dentro de uma muralha que defendia a área populacional, é constituído por uma estrutura de muralhas reforçadas com cinco torres, e neste perímetro existe a Igreja de São Salvador de Ansiães, que deverá ter sido construída no século XIII, e é considerada como uma jóia, da arquitectura medieval portuguesa.

1 comentários:

Marcia disse...

Parabéns pelas fotos, são lindas e perfeitas, com certeza vc fotografa com a alma e os olhos de uma criança. Entrei no seu blog por acaso procurando fotos de monsanto, conheço Portugal, mas infelizmente esta cidade não conhecia, ainda tenho sonhos de um dia passeiar por ela.
Sou do Brasil e nasci numa cidade com o nome parecido a esta, e ontem recebi um email com fotos lindas de monsanto, bateu me a curiosidade em pesquisar. Abraços e continue sempre com este maravilhoso trabalho.

Enviar um comentário